segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Não adianta correr...

... da própria SOMBRA!

Acabou nossa Jornada dos arquétipos pelo Tarot, mas ainda há outros arquétipos muito interessantes e de VITAL IMPORTÂNCIA para esse trabalho de autodescobrimento!
Um dos mais polêmicos e difíceis de trabalhar é o Arquétipo da SOMBRA.
Essa menininha, na sua inocência, se assustou com sua própria sombra e saiu correndo, mas por mais que ela corresse a sombra a perseguia, grudada nos seus pés!
Assim é a nossa sombra arquetípica. Não é um arquétipo que encontramos no caminho, é um que nos persegue a vida toda...

Ainda lembrando de quando somos pequeninos, queremos agradar aos nossos pais e sermos crianças boazinhas e obedientes... E mesmo que não quiséssemos, faz parte da educação os pais nos darem aqueles  NÃOs constantes para aprendermos a nos comportar... Não chora! Não senta de perna aberta!(pras meninas), Não grita! Não bate na sua irmã! Não isso e não aquilo... Não é?
Mas as vezes o que você fazia manifestava o seu mais puro sentimento no momento, e aquela censura bloqueava seu sentimento, e esse sentimento reprimido você "engole a seco"... Guarda lá no baú das recordações tristes... e vira um pedacinho da sua sombra!
Imagine a seguinte situação:
Sua irmã mais nova rouba sua sobremesa e você frustrada se enfurece e dá-lhe uma bofetada pela invasão! Sua mãe nem vê o que acontece, mas naquele momento grita com você e repreende sua atitude violenta. Você tem que ser uma boa menina, e boas meninas não são violentas! Mas raiva é um sentimento natural do ser humano (ainda com parcela de instinto animal), e você precisa reagir! Você foi roubada! Ficou sem sobremesa! Mas por causa da ordem materna você teve que guardar a raiva, o sentido de justiça, a frustração e o choro! Todos esses sentimentos reprimidos viram sua SOMBRA!
A Sombra Arquetípica (energia de possibilidades que existe no coletivo e também em cada um de nós) vai sendo construída ao longo da vida por todos os sentimentos reprimidos, traumas não resolvidos, medos inconscientes, e principalmente aspectos que você não gosta em si mesmo.
Em que momentos da vida você se encontra com sua sombra? Como identificá-la e como resolver o mau que ela pode fazer?
Como ela é um amontoado de emoções reprimidas e de aspectos seus que você não gosta, (e por isso você as escondeu no fundo do baú - no insconsciente), não tem acesso fácil pelo consciente. Você não se dá conta desses sentimentos e se alguém lhe mostrar você vai negar até a morte...
Mas geralmente podemos identificar se analisarmos situações ou pessoas que "do nada" nos desagradam.

Exemplo 1: Se você era uma criança chorona, e ouvia muito de seus pais: "não chora! pare de chorar! chorona! ou seus irmãos lhe chamavam de "manteiga derretida", quando você estiver numa palestra ou numa reunião social em que uma criança chorona estiver fazendo muito barulho, você vai ficar extremamente incomodada! Não vai ter a razoabilidade de compreender que é uma criança, vai pensar mal da mãe, que não resolve o problema... Nesse caso, você não vai ficar só incomodada, mas extremamente irritada se algo não for feito para parar o choro da criança. Daí você percebe - pela carga emocional que brota em você - o quanto aquilo é uma questão da sua sombra.

Exemplo 2: Você acaba de entrar num novo emprego, e quer mostrar suas habilidades e ser reconhecida, quer agradar. Mas uma funcionária antiga, que você acabou de conhecer, lhe irrita profundamente. Você acha que ela fala muito alto, que quer te dar ordens como se fosse sub-gerente (e não é), e usa decotes indecentes, e se acha a linda, e para piorar, ela fala que o funcionário anterior sabia usar um programa que você não sabe... Nossa! Ir para o trabalho se torna um martírio, porque antes de sair de casa você já pensa que vai ter que ver a cara insuportável da fulana... Antipatia gratuita? Seu "santo não bateu com o dela"? Você nem a conhece direito, então porque não gosta dela? A ponto de realmente pensar em procurar outro emprego? Porque projetou nela sua sombra! Projetou nela sua necessidade de ser vista e aprovada como a melhor, como a mais eficiente, e como Ela tem maior destaque, ela impede seu brilho e isso lhe irrita demais.
Isso aconteceu comigo! E depois de um tempo que identifiquei o fato e conheci melhor a fulana, passei até a admirá-la, descobri outros pontos e qualidades em comum, e ficamos quase que amigas! Mas boas colegas parceiras, podendo até nos ajudar mutuamente.

Exemplo 3: Teóricos dizem que os homofóbicos extremistas, que querem que os homosexuais sejam eximados do planeta, não sabem lidar com a autencidade deles de assumirem seus gostos e preferências, e muito provavelmente, esses homofóbicos têm reprimidas dúvidas quanto à sua própria sexualidade. Foram reprimidos nos seus gestos e gostos por seus pais, amigos e sociedade, e por isso não admitem sequer ficar perto de quem libera seus impulsos...
Por isso que eu disse que esse assunto é polêmico! Um homofóbico se diz doutor nas regras do certo e errado e querem corrigir os outros que não seguem a linha... Na verdade, estão projetando sua sombra neles, ou por terem sido reprimidos, ou por quererem, no mais íntimo, se libararem mas não conseguem, e por isso abominam quem o faz.

Gostar ou não gostar de algo, seguir regras e bons constumes ditados pela sociedade, etc. Tudo isso está dentro da "normalidade". Melhor seria que não tivessemos "padrões" e que não julgássemos ninguém... Mas a verdade é que pessoas bem resolvidas deixam que os outros sejam como bem quiserem, sem se afetar!

Precisa estar atento quando algo lhe afeta EMOCIONALMENTE.
Observe!! Irritou? Chamou a atenção do seu inconformismo? Provocou algum sentimento desagradável?
Vá olhar de perto, vá refletir... Pode ser algo escondido na sua sombra!

E a única maneira de resolver é tirar do inconsciente, do fundo do baú, e trazer à LUZ! Colocar consciência e então o sentimento ruim se dissolve!
Quando você encontra sua sombra e a dissolve, você caminhou anos luz na direção do Autoconhecimento! É difícil, e há tantos sentimentos lá escondidos, mas um a um você pode ir identificando e resolvendo!
Lucy Dolácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...