domingo, 29 de dezembro de 2019

Arquétipos e a Jornada do Louco

Sim! Encontramos um mundo novo todo cheio de novos conceitos e muito a se descobrir quando queremos embarcar nessa jornada de Autoconhecimento!
Já vimos que Jung criou o conceito de Inconsciente Coletivo, e que para explicar esses conhecimentos, ele fala de Arquétipos, e que o mais importante deles é o Arquétipo do Self.
E os outros!?? Quantos são? Quais são? E por que é importante que eu entenda sobre isso?
Não pretendo aqui dar aulas de Psicologia Analítica, nem explicar pontos da teoria científica de Jung . Isso cabe aos muitos cursos disponíveis de Psicologia Analítica, e para quem quiser, a enorme variedade de textos e videos sobre os conceitos de Jung disponíveis na internet. (Hoje, com a internet, só não estuda quem não quer!) Mas o meu foco aqui é mostrar como o conhecimento disso me ajuda na minha jornada de Autoconhecimento.

Ainda dentro da idéia de conhecimento coletivo, Jung viajou para o Oriente, conheceu novas culturas, (muito diferentes de sua cultura Européia), e estudou oráculos e mitos para concluir que muitos dos conhecimentos sobre o ser humano eram Coletivos, que muitos falavam as mesmas verdades, só que de formas diferentes. Jung usou os Arcanos Maiores do Tarot de Marselha (que são 22), para explicar alguns principais arquétipos.

Você pode estar se perguntando: Tarot? Baralho de ciganas que fazem adivinhação do futuro!? Jung que era um cientista, médico psiquiatra, acreditava em adivinhações? Muita calma nessa hora! Antes de mais nada, é preciso que se entenda que o Tarot é muito mais do que isso. O Tarot é um oráculo, um livro de conhecimento, em forma de cartas, e Jung encontrou nas figuras das cartas meios visuais de exemplificar e explicar os seus conceitos de Arquétipos. O significado de cada carta e todo o conhecimento embutido em cada personagem remete a culturas muito antigas, aos Mitos, e muito mais. Vale conhecê-las e se admirar!

Mas por que conhecer os arcanos do tarot me ajuda a entender a minha vida?
A Jornada do Louco (primeira carta dos arcanos maiores) é uma história de aprendizado, crescimento e evolução, que se dá conforme nosso aventureiro caminha e esbarra em 22 aventuras diante de cada personagem que ele encontra na jornada.
Assim é nossa vida no planeta Terra. Pense na historinha de uma criança, pura e inocente que nasce, cresce, percorre várias experiências, esbarrando com várias pessoas, como parentes, amigos, mestres, chefes, cônjuges, filhos e netos e depois envelhece e morre. Não é esse o resumo da sua passagem por este planeta!???

Mas se você fizer esta viagem ATENTO aos personagens que encontra, o significado por trás de cada encontro, pode entender melhor o aprendizado por trás de cada vivência. Entendendo a Jornada do Louco, e cada personagem (Arquétipo) que ele conhece pelo caminho, você vai entender como cada pessoa que faz parte dessa sua vida é de vital importância para os seus aprendizados.

Jung era filho de pastor protestante e sentia que havia muito mais por trás de tudo, um conhecimento maior, mas ele não chegou a desvendar nem explicar cientificamente nossa realidade como seres espirituais. Mas quem estuda as obras dele (como o Livro Vermelho e seus desenhos, por exemplo) percebe que ele queria descortinar verdades muito maiores, mas quase impossível de se explicar na realidade daquela época.

Devo salientar que este entendimento da Jornada do Louco, em comparação com nossa vida terrena é uma visão espiritualista, reencarnacionista, que acredita em várias jornadas, e que quando não se aprende uma lição, podemos voltar e percorrer a jornada quantas vezes forem necessárias, até aprender! A Jornada começa antes do nascimento, na primeira criação de Deus, que é o espírito (aqui visto como o Louco), e depois a magia da concepção, o nascimento da criança e todos que ela vai encontrar em cada etapa de sua vida... E depois da sua morte, o caminho futuro e as escolhas possíveis. Lembrando que em vários momentos de sua vida você pode esbarrar com diferentes arquétipos, de acordo com a necessidade do seu aprendizado.

Quando eu aprendi sobre cada arcano e seu significado, não contive minha veia artística de querer representar as cartas "do meu jeito", sob a minha interpretação e não simplesmente usar os desenhos feitos por outros artistas. Então fiz em photoshop as minhas próprias montagens, criando o MEU Baralho. Espero que gostem.
Nos próximos posts estarei mostrando cada carta e uma breve explicação sobre como cada personagem interfere em nosso aprendizado.

Está preparado(a)? Quer nos acompanhar nessa jornada?
Apertem os cintos e boa viagem!
29-12-2019 Lucy Dolácio

3 comentários:

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...