sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Escolhas!

Nosso querido personagem, o Louco, segue na sua jornada de conhecimento e evolução. Já aprendeu com os pais, aprendeu noções de moral e boa conduta e teve referências de mestres espirituais. Já foi para a escola, desenvolveu intelecto e raciocínio e chegando a adolescência e a juventude, vai agora vivenciar grandes paixões e descobrir a capacidade de escolher!
Encruzilhada! Dois caminhos. Todas as nossas escolhas são emocionais. Neste momento o Louco entra em contato com o Amor interno. Precisa aprender também que vai sofrer as consequências, boas ou ruins, das escolhas que fizer, pois estamos sob a Lei Universal de Causa e Efeito!
Inúmeras são possibilidades de escolhas mas apenas dois caminhos: do Bem ou do Mal, da Virtude ou Não-virtude, Santidade ou Pagão, Desenvolvimento ou Retrocesso... Caminho do AMOR ou da DOR.

Este é um arquétipo vivenciado uma centenas de vezes durante a jornada, pois a todo momento decidimos e fazemos escolhas.
Pessoas do tipo psicológico chamados de Extrovertidos, segundo Jung, jogam sua libido em pessoas, coisas ou idéias sem muitos bloqueios, e com uma dose enorme de impulsividade, movimentando e agindo, mas nem sempre refletem muito e depois podem se arrepender. Já o outro tipo descrito por Jung, os chamados Introvertidos, pensam, repensam, sofrem por indecisão e medo, até que o desejo seja maior que o bloqueio e daí agem. O grande problema dos introvertidos é a demora ou a falta de ação, mas é comum, que quando decidem, dificilmente se arrependem e valorizam o objeto do desejo, enquanto que os extrovertido logo se desvincula daquele foco e já estão jogando sua libido na próxima conquista!
Claro que esses conceitos nunca devem ser usados como simples "rótulos" ou carimbos que classificamos pessoas. Há muito que se ANALISAR em cada caso, sempre olhando o indivíduo como um TODO, somando não só estas características mas muitas outras questões que temperam essa "salada emocional" que somos!
Falando ainda do estado "enamorado" e escolhas no Amor, que tal levar em conta a mistura benéfica da união de um introvertido com um extrovertido na hora de escolher seu novo amor!?
Jung explica que o relacionamento se mantém enquanto há TROCA ENERGÉTICA das qualidades Yin ou Anima (feminino) e Yang ou Animus (masculino) presentes em cada um de nós, além desses impulsos introvertidos e extrovertidos. Isso quer dizer que a energia de um supre o que falta no outro e vice-versa!
Meu professor de Jung no curso de psicanálise dava um exemplo muito claro e simbólico para entender essa ação conjunta dos opostos: o Introvertido seria como um trator de arar a terra, parado ali no campo. Ele é de muita utilidade, mas não age sozinho. Então o Extrovertido seria o maquinista que sobe no trator e o faz funcionar no seu melhor!
Pense nesse exemplo num relacionamento: o Extrovertido, impulsivo, quer fazer as coisas, mas seu parceiro Introvertido adverte: "Calma, pera aí, vamos pensar melhor", enquanto que em outras situações, o Introvertido só fica analisando e não age e vem o Extrovertido com sua garra e vontade e fala "Vambora! Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"
Pense nisso, Louco, na hora de fazer suas escolhas!
Lucy Dolácio.


4 comentários:

  1. Excelente texto 😍👏🏻👏🏻👏🏻😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não concordo com a sua fala. O introvertido muitas vezes se arrepende de não ter feito. O extrovertido não precisa se arrepender porque as coisas não deram bem, pode também aprender com as experiências de vida que ganhou com tal experiência de vida. O que se aprende em ter medo de viver? Mas o clima aqui é tarot Não é dia de vida..Percebi que no seu, é uma menina com dois meninos oposto do arquétipo convencional

      Excluir
    2. Caro Ivo, a explicação dos tipos foi um breve exemplo, não cabe aqui uma aula. e sim, tomei a liberdade de usar um personagem feminino no meu baralho, já que a mensagem é sobre ESCOLHAS e não importa o sexo do personagem... Obrigada

      Excluir

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...