quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo!

Um sábio. Uma autoridade espiritual que abençoa e traz para o Louco uma consciência além do pai e da mãe. 
Autoridade que está FORA de casa. Pode ser um professor, um médico, um juiz. Alguém que buscamos para orientação.
O Papa ou Hierofante, abençoa o conhecimento acadêmico escolar e também a evolução espiritual.
Um arquétipo presente em toda a vida! Ética e moral da conduta social correta.

No baralho do Tarot Mitológico, o Hierofante traz a figura de Quíron, o rei dos centauros, autoridade espiritual e mestre de todos os jovens heróis da Mitologia. Representa a parte do ser humano que se eleva às questões do espírito para compreender aquilo que Deus deseja de nós.
No meu baralho, eu escolhi colocar a imagem do Papa Francisco, nosso Papa da atualidade. Eu, mesmo sem ser católica, admiro e respeito este Papa como um mestre e como um ser de Luz. Obviamente, acima dele, nosso Mestre Maior, Jesus. Esse Papa veio dar exemplo de simplicidade e falta de ostentação de riqueza, (muito valorizada pelo Papa que o antecedeu) e escolheu o nome de um santo da igreja que também aprecio muito que era São Francisco.
E São Francisco tem uma oração que, a meu ver, ensina tudo que este arquétipo do Hierofante precisa ensinar para o Louco (e para todos nós)... Compreender o porquê de estarmos aqui na Terra, e como devemos interagir com os nossos "irmãos", com os animais, com a Natureza e o Todo...
Só quando o Louco entende que existe algo além e muito maior do que a vida neste planeta, só quando ele olha pro céu, pro Universo e os outros planetas do Sistema gigante em que habitamos (e  vê a pequenez do ser humano), é que se volta para o desenvolvimento da espiritualidade, para o amor ao próximo (como Jesus tentou explicar a tantos anos e poucos ouviram)... Só aí vai entender as palavras desta oração, que não representam palavras de um homem santo, mas atitudes que todos nós Loucos podemos ter...

Oração de São Francisco
Oh Mestre, fazei-me instrumento de vossa Paz!
Onde houver ódio que leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve alegria,
Onde houver trevas, que leve a luz.
Oh Mestre, fazei com que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado,
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida Eterna.

Ouça a oração na voz linda de Elizabeth Lacerda

Um comentário:

  1. NOSSA vida do faz sentido quando nossa presença no planeta melhora a qualidade de vida das pessoas de vosso entorno. Deve ser algo consciente.

    ResponderExcluir

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...