sábado, 4 de janeiro de 2020

Obediência, Disciplina e Respeito

Não quebrando a sequência das Jornada do Louco, mas pertinente, já que todos estamos na jornada para nossos aprendizados, gostaria de inserir aqui um texto que escrevi hoje para meu filho entender minha visão sobre esses conceitos difíceis de ensinar, e gostaria de compartilhar aqui para vocês no Blog. 
Agradeceria likes ou dislikes e comentários, se quiserem! Obrigada.


Obediência, Disciplina e Respeito
Ninguém faz curso pra ser Pai ou Mãe... Podemos até nos preparar, estudar psicologia infantil, mas é só na prática, de acordo com cada fato ou situação é que vamos realmente exercitar a função... Mas agir como pai e mãe carrega uma bagagem imensa de conteúdos adquiridos, dos nossos pais e de como nos educaram, de experiências de terceiros, de influências de nossos medos e traumas, da interferência do cônjuge (que veio de outra família, portanto outra educação e outras idéias...) E nessa "salada" de conceitos e emoções e conhecimentos que teorizamos e aplicamos o que julgamos ser melhor para nossos filhos. Os pais erram? Claro que sim! Porque somos humanos! Porque fomos educados por outros pais também humanos e por isso falhos! Mas sempre acreditamos que estamos fazendo o melhor!

A séculos sofremos com conflitos de gerações... Para os filhos, a argumentação é sempre na linha do "hoje é diferente", tempos modernos... Será que sabemos mesmo o que é melhor para os nossos filhos?
Será que seguindo o que nós aprendemos estaremos os preparando para o futuro q os espera?

O mundo que estamos deixando pra eles não parece ser nada promissor... Precisamos criar filhos mais preparados pra realidade deles... pro futuro que eles vão ter... com certeza precisam ser mais "antenados", mais espertos e bem mais resistentes do que nós fomos... Mas não podemos esquecer de prepara-los a ter mais amor e respeito - pelo próximo (todos os humanos) e pelo mais próximo (parentes, amigos e relacionamentos) e mais ainda respeito pela Natureza e o mundo, que é nossa casa...
Mas como ensinar para um adolescente esses conceitos de Respeito, Obediência e Disciplina!?
Este adolescente aprendeu, desde que nasceu, a Obediência. Não faça isso ou faça isso. E é depois de muitos “sim”s e “não”s que  a criança vai compreendendo o que ela pode ou não pode fazer, principalmente porque sente na pele as consequências, que variam (conforme a educação dos pais), desde cara feia, castigos, puxões de orelha, tapa na bunda ou até punições mais severas, infelizmente. Depois que foi pra escola, ele também foi treinado a obedecer, se não vai para a diretoria, recebe bilhete pra casa e nota baixa no final do semestre ou até mesmo expulsão.
Todos nós fomos e somos moldados a obedecer ás regras, para viver em sociedade! Porque o direito de um termina onde começa o direito do outro! Todos têm direito a ter carro e dirigir pelas ruas, mas se não houver sinais de trânsito, onde em momentos calculados, uns param para que outros andem, vira um total desastre, de caos e acidentes e mortes. E para defender os direitos de todos inventaram a Justiça, com advogados e juízes e punições e cadeias para aqueles que não cumprem as regras.. Para garantir que nenhum “espertinho” saia ileso e que faça uso da Lei do” Mais forte” ou “mais esperto”, é que se inventou a polícia, que armada faz uso do Poder para manter a Ordem.
E isso vale pra tudo, no trabalho, na vida social e em casa, no ambiente familiar também.
Desde o homem das cavernas, o macho, por ser o mais forte, é quem saía para caçar e trazer o alimento, enquanto que a fêmea ficava na caverna cuidando da proteção dos filhotes. Depois com a vida em sociedade, dentro de cidades com lares e empresas que geravam empregos, muito antigamente, ainda era estipulado que o Homem (Pai) seria o provedor e sairia para trabalhar e garantir o sustento da família e a Mulher (Mãe) ficaria em casa cuidando dos filhos, frágeis e dependentes, e que ela cuidaria das tarefas de casa como lavar, cozinhar, arrumar a casa e as roupas da família e objetos do lar.
Mas nem é preciso explicar, mesmo pro mais novinho das crianças que assiste TV, que toda essa realidade mudou muito! Direitos iguais foram exigidos pelas mulheres desde o começo do feminismo e outros movimentos, e hoje a família mudou muito. As mulheres já tinham empregos, ou eram empresárias, políticas e até Presidente(a)! Mas as mulheres continuaram reivindicando igualdade, pois saiam para trabalhar em seus empregos e chegavam em casa e ainda tinham jornada dupla, tendo que arcar com as tarefas do lar que ficaram esperando por ela, na sua ausência...
Muitos homens, hoje, moram sozinhos e lavam, passam e cozinham muito melhor do que muitas mulheres! Homens se casam com homens e mulheres como mulheres e muitos filhos saem cedo de casa pra morarem sozinhos, montam repúblicas com amigos etc. Então quem faz o que no ambiente familiar!?
Numa família como a minha, que sou mãe solteira, e tenho um filho adolescente, que não recebe ajuda financeira do pai inexistente, tenho que fazer o papel de “Pai provedor” que precisa trabalhar e buscar o sustento da família e da Mãe cuidadora, e ainda da doméstica que lava, arruma e cozinha!? E o filho adolescente, saudável e atleta, que só faz a mínima obrigação de ir para a escola e estudar para ser alguém no futuro (e ainda reclama dizendo que a escola é o pior lugar do mundo), não quer ajudar nas tarefas de casa porque se acha “escravo”!? A mãe, que sou eu, se sente desrespeitada e usada... Acha que como ser digno, merece ajuda e divisão de tarefas pra que ela não seja sobrecarregada. E nessa confusão de que cada um olha para o seu próprio umbigo surgem conflitos e brigas e a eterna discussão sobre obediência e respeito!
Então voltamos aos velhos moldes educacionais de Obediência! Os filhos do passado obedeciam, ainda que contragosto, porque antigamente se ensinava um conceito de Respeito aos mais velhos, pela hierarquia da idade, por serem mais experientes – e portanto mais sábios. Respeito aos pais, só pelo simples fato que deram a vida!
Hoje não se aprende nas escolas a respeitarem os professores, mestres que sabem mais e estão lá com a nobre função de ensinar. Então respeitar é muito mais do que Obedecer, mas obedecer com reverência porque esta pessoa sabe mais que você e está lhe oferecendo algo para sua vida. E quando um aluno gosta do professor e é grato por tudo que recebeu dele, ele realmente reverencia e respeita o mestre, do fundo do coração! E mesmo quando ele não gosta, por educação no lar, ele aprende que DEVE respeito aos seus professores e mestres.
E daí ainda fica faltando o conceito de Disciplina. Muito se vê sobre disciplina em esportistas, que precisam entender que só fica bom no esporte quem se dedica, acorda cedo, treina com afinco, segue as dicas técnicas de seu treinador e ouve seus conselhos com respeito. Assim vale pra músicos! Músicos de orquestra que não treinam muito seus instrumentos e principalmente não seguem o maestro, não tocam em orquestra (onde é fundamental que todos toquem “lindamente e juntos” seguindo o maestro, e não cada um por si!). Também nos meios orientais se aprende que só vira um bom monge aquele que medita muito e aprende com humildade e respeito o que seu mestre ensina. Disciplina é mais do que obediência, quando o aprendiz percebe que depende dele internalizar o que ELE deve fazer, sem precisar ser mandado, pois ele tem consciência do que precisa ser feito! E faz! Pelo bem geral dele e de todos!
Sim! Os pais ainda têm a responsabilidade de ensinar e educar, ainda que muitos tenham tentado delegar estas funções para os professores e a Escola! Os pais ainda tem que ensinar o Respeito aos mais velhos e às autoridades, como: professores, chefes e policiais, que estão lá por uma boa causa. Os pais precisam, através da educação, trazer consciência aos seus filhos, principalmente na fase rebelde da adolescência, de que eles precisam saber de suas obrigações e fazê-las sem precisar ser mandados ou lembrados, a todo momento, e isso é ter consciência! E um filho bem educado aprende as regras e têm disciplina e respeito para com eles e todas as demais autoridades que irá conviver.
Não é tarefa fácil. Ninguém disse que seria fácil. Mas Deus nos coloca uma enorme dose de Amor e um grande numero de experiências para se treinar a paciência e a tolerância. E os jovens... ah os jovens adolescentes... quando saírem de sua fase rebelde, (normal da idade e digamos necessária, para a evolução da espécie), vão compreender que os pais fizeram o melhor que puderam.. assim como eles vão tentar com seus filhos...

E assim caminha a humanidade! 
Lucy Dolácio




5 comentários:

  1. Entre o processo de inércia e o processo de autoritarismo existe a vala da consciência pela razão
    De qualquer forma as crianças tem que aprender desde cedo que, mesmo em casa na casa dos pais, tem de pagar aluguel... fatos da vida

    ResponderExcluir
  2. Entre o autoritarismo do pai e a ditadura das Crianças existe o intervalo da razoabilidade. Pela razão também ceduca... De qualquer forma as crianças têm que aprender desde cedo que mesmo na casa dos pais tem que pagar aluguel

    ResponderExcluir
  3. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Excelente!!!😘

    ResponderExcluir
  4. Bem falado, bem explicado.
    Acho que me identifiquei com esta explicação. Inclusive, já estou compartilhando.
    Bjs, Lucy

    ResponderExcluir

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...