sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Morrer para transformar!

A assustadora morte! Tantos a temem porque não a compreendem!
Nos baralhos convencionais a carta da Morte sempre traz a imagem de uma caveira, um esqueleto, ou Hades, o Senhor das trevas! Hades era na Mitologia o Deus das profundezas. Representava o fim de ciclos da vida. 
Sempre que mudamos para uma nova atitude, morre a antiga postura, que jamais será como a original. Depois de experimentar a submissão no Enforcado, nosso Louco aprende sobre o estágio intermediário de estar face a face com a irrevogabilidade da perda, antes da sensação de que algo novo está para começar! Não significa necessariamente uma finalização ruim, mas o novo faz o Louco ser uma nova pessoa, diferente de antes!
No meu baralho eu preferi associar a carta da Morte com a transformação da lagarta em borboleta, onde a lagarta morre sim, mas a transformação lhe dá assas para voar! Assim também acontece na vida Terrena, com nosso espírito, que quando o corpo morre, se liberta num ser leve que pode voar de volta "para casa"!
A Morte é a única certeza da vida! A renovação antecessora ao Renascimento. A morte é o contrário do Nascimento e não o contrário da Vida, porque a vida continua. 
Quando nos deparamos com o arquétipo da Morte, pode não ser morte física, mas uma modificação total de conceitos e crenças limitantes, que nos traz uma renovação completa na vida. Exige esforço, perda e recomeço. Exige desapego... Soltar!
Um adulto tem que deixar a inocência da criança interna morrer. Não o espírito alegre que tem fé na vida, mas a inocência, que dá lugar a uma sagacidade, uma esperteza - necessárias para driblar as armadilhas que o adulto enfrenta durante a vida! Um casal de jovens, ao se casarem, passam pela morte como solteiros, livres e independentes, porque assumem laços e promessas para a manutenção desse casamento e nascem como Marido e Esposa! E quando viram pais, com o nascimento de um filho, descobrem que morreram enquanto indivíduos descompromissados, pois esta criança vai ser para sempre deles dependentes, de cuidados, de amor e atenção e acima de tudo de bons exemplos! Um estudante morre quando recebe seu diploma da faculdade! Nasce como um novo Profissional preparado! Tanto que vai ser exigido dele agora como formado, porque recebeu tanto e agora deve devolver para o mundo, a sociedade e seus pais, tudo que ele recebeu dos estudos. Estes são pequenos exemplos de como, durante nossa vida Terrena, passamos por tantas transformações que são como verdadeiras mortes e renascimentos...
Gostaria de salientar aqui um estágio complicado que todos humanos vivemos antes da fatal morte do corpo, que se chama Velhice. Como é importante chegarmos nesse estágio da vida com essa compreensão sobre as transformações que ocorrem! Porque, depois de enfrentar tantas mortes durante a vida, o idoso precisa aceitar que está de novo morrendo enquanto adulto decidido, dono de suas ações, que faz e acontece e não precisa de ninguém. Seus corpo já debilitado exige cuidados e atenção, (que antes este idoso dava a seus filhos, mas que agora depende deles na direção contrária...) Para muitos é difícil o Soltar! Deixar de decidir e comandar, e sentir o prazer de ser cuidado por outra pessoa...Então mesmo antes da morte, é preciso aprender sobre mudanças e transformações e a Aceitação dessas verdades!
A vida é mais fácil quando compreendemos suas leis, suas fases e seus arquétipos, e simplesmente aceitamos, porque é assim que tem que ser!
Lucy Dolácio

Um comentário:

  1. Pode ser difícil, envolve dor e perdas, mas sem a morte não haverá renovação...
    Muito bom.
    IvoCanaL

    ResponderExcluir

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...