quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Tempo, Solitude e Reflexão

Nos baralhos de tarot tradicionais, o Eremita é a carta que representa Cronos, um Deus antigo cujo nome significa TEMPO. Representa a quarta e última lição de moral que o Louco deve aprender: sobre o tempo e as limitações da vida Mortal. Um "velho sábio" que compreende o momento da jornada e que é importante olhar para dentro. 
Somente a aceitação da passagem do tempo através da introversão, da solitude e da reflexão é que trará recompensas. 
No meu baralho, uma "senhora sábia" (não faz diferença). A luz no seu chacra coronário é a luz que se acende quando se foca no coração, no seu EU mais profundo em meditação.
Tudo que fazemos na vida é por um caminho solitário; junto com pessoas, mas cada um vive o seu amor e a sua dor, de maneira individual. Autoconhecimento. O Louco vai se direcionar num caminho interno. Busca pela Iluminação. Desligar-se do mundo externo e desprender-se de valores materiais. Nosso personagem chega à maturidade, após ter se encontrado com a razão e o coração. Neste momento já pode nutrir profundo respeito pelas próprias limitações, preparando-se para a grande passagem pela roda do tempo.

Me faz lembrar de uma oração de São Francisco, que é para mim, completa e perfeita:


Aceitação das lições que temos pela jornada nem sempre é muito fácil, pois não sabemos distinguir uma coisa da outra! Não sabemos a hora de lutar e insistir ou de resignar e aceitar que nada pode ser feito, ou que não é o momento certo. O TEMPO é fator vital na experiência.
O tempo do Universo, não é o nosso tempo, pois não sabemos de tudo que envolve a lição, a experiência que estamos vivendo, e assim como uma planta que germina a partir de uma semente leva seu tempo para crescer, dependendo das condições climáticas, do solo, da quantidade de água, etc, nossas vivências também são regidas por vários fatores que desconhecemos, inclusive considerando-se as leis de causa e efeito, merecimento e muito mais. Uma parada para reflexão se faz necessária. 
Quantas vezes na jornada você se deparou com este arquétipo!? Ele pode cruzar seu caminho muitas vezes...
Lucy Dolácio

2 comentários:

  1. Chronos, parido de Gaia, tomar o lugar do seu pai Urano e organiza o mundo em antes e depois, estabelecendo tempo, lição dificílima de aprendemos.


    Em março do ano passado eu comprei 6 bulbos de Taioba e apenas 3 brotaram. Em janeiro deste ano apareceram mais três brotos de Taioba ou seja os brotos ficaram dormentes durante quase um ano para somente agora se manifestar... é bem a lição que Cronos tem a nos ensinar... Nem tudo que acontece no tempo está ao alcance do nosso olhar.

    Excelente seu texto parabéns sou seu fã.

    ResponderExcluir

MISERICÓRDIA X JUSTIÇA - Transição Planetária

Em conversas com meu pai sobre o Corona Virus e a Transição Planetária -  que todos estamos observando e sentindo - (por causa do vírus e/ou...